Casal de assentados de Sandovalina são os primeiros da história a assinarem título de propriedade de terra

 em Sem categoria

Na tarde da última terça-feira, dia 16 de maio, mulheres quilombolas do Vale do Ribeira das comunidades Peropava, André Lopes, Sapatú, Nhunguara e Engenho fizeram os exames de mamografia no âmbito do Projeto ‘Semear é Cuidar’ lançado em abril pela Faesp/Senar e Semeadoras do Agro em parceria com o Governo do Estado e a ONG Orienta Vida para levar informações e exames a moradoras de propriedades rurais do Estado de São Paulo.

A iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) e da ONG Orienta Vida conta com apoio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e dos sindicatos rurais da região do Vale da Ribeira. O objetivo é levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo que residem em propriedades rurais e a partir de do projeto contam com palestras, orientações e os exames de mamografia e ultrassom, já disponibilizados às mulheres de regiões do Vale do Ribeira.

Entrega ocorreu na abertura da Agrishow na manhã desta segunda-feira, 01. Evento reuniu o Governador Tarcísio de Freitas, o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, o diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai, bem como as mais importantes lideranças políticas nacionais

Numa agenda que pode ser considerada um marco histórico da política de regularização fundiária do estado, o Governo de São Paulo prestigiou na manhã desta segunda-feira, 01, a assinatura de títulos de regularização fundiária para produtores rurais de três municípios, sendo que um deles foi assinado pelo casal de agricultores familiares que são os primeiros assentados do Estado de São Paulo a receberem seu título de propriedade.

Os títulos de regularização fundiária foram recebidos pelos produtores rurais João Paulo Tacca Andrade de Barros Coelho, referente a Fazenda Abaeté, no município de Presidente Epitácio; Luiz Eloi Pereira Dias e Silvia Cristina de Souza Dias, referente ao Sítio São Pedro, no município de Alvares Machado e, por último, Zenildo Martins da Silva e Clara Pereira da Silva, do assentamento Dom Tomás Balduino, do município de Sandovalina. Esta última entrega inclusive foi a mais emblemática pois os dois são os primeiros assentados da história do estado de São Paulo a receberem seu título de propriedade da terra.

A agricultora Dona Clara demonstrou toda a sua alegria em assinar esse título dizendo que os assentados têm como propósito desenvolver cada vez mais a agricultura familiar em suas terras. Já o diretor executivo da Itesp, Guilherme Piai, assinalou que foi uma honra participar desse evento tão simbólico para a fundação e para a política brasileira.

Em 2023, até o momento, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e a Fundação Itesp, confeccionou 1124 títulos, dos quais 1073 urbanos e 51 rurais. Desses, 476 já foram entregues.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar