Fundação ITESP apoia as ações do Projeto “Semear é Cuidar”

 em Sem categoria

Na tarde da última terça-feira, dia 16 de maio, mulheres quilombolas do Vale do Ribeira das comunidades Peropava, André Lopes, Sapatú, Nhunguara e Engenho fizeram os exames de mamografia no âmbito do Projeto ‘Semear é Cuidar’ lançado em abril pela Faesp/Senar e Semeadoras do Agro em parceria com o Governo do Estado e a ONG Orienta Vida para levar informações e exames a moradoras de propriedades rurais do Estado de São Paulo.

A iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) e da ONG Orienta Vida conta com apoio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e dos sindicatos rurais da região do Vale da Ribeira. O objetivo é levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo que residem em propriedades rurais e a partir de do projeto contam com palestras, orientações e os exames de mamografia e ultrassom, já disponibilizados às mulheres de regiões do Vale do Ribeira.

Trata-se de um projeto-piloto que vai disponibilizar os exames às inscritas nos Sindicatos Rurais. A intenção do ‘piloto’ é analisar os pontos positivos e identificar o que deve ser melhorado para que seja dado andamento ao ‘Semear é Cuidar’. Um dos propósitos do SENAR-SP é levar conhecimento e orientação sobre todos os temas que influenciam a atividade no campo, e a saúde, sem dúvida, é uma delas. Um cronograma de trabalho entre as entidades realizadoras do projeto está sendo criado para que nos próximos meses outros municípios recebam a equipe de saúde coordenada pela ONG Orienta Vida. A previsão é que a próxima etapa do programa ocorra no Litoral Norte de São Paulo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar