Itesp intensifica agenda de entrega de títulos na Região Sudoeste do Estado
Na tarde da última terça-feira, dia 16 de maio, mulheres quilombolas do Vale do Ribeira das comunidades Peropava, André Lopes, Sapatú, Nhunguara e Engenho fizeram os exames de mamografia no âmbito do Projeto ‘Semear é Cuidar’ lançado em abril pela Faesp/Senar e Semeadoras do Agro em parceria com o Governo do Estado e a ONG Orienta Vida para levar informações e exames a moradoras de propriedades rurais do Estado de São Paulo.
A iniciativa da Comissão Semeadoras do Agro do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) e da ONG Orienta Vida conta com apoio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e dos sindicatos rurais da região do Vale da Ribeira. O objetivo é levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo que residem em propriedades rurais e a partir de do projeto contam com palestras, orientações e os exames de mamografia e ultrassom, já disponibilizados às mulheres de regiões do Vale do Ribeira.
O diretor-executivo da Fundação ITESP, Guilherme Piai, concentrou a sua agenda dessa semana na entrega de títulos direcionados para agricultores da Região Sudoeste do Estado. Na quarta-feira, dia 10, foram entregues 29 títulos de legitimação de posse para moradores do município de Sarutaiá. O evento contou ainda com a participação do prefeito Isnar Fresch Soares e do coordenador regional Sudoeste da ITESP, Paulo Rogério Caetano. No mesmo dia, a comitiva da ITESP esteve no município de Óleo para entregar 23 títulos de legitimação fundiária a moradores do Distrito Batista Botelho. Este segundo evento também contou com a presença do prefeito da cidade, Jordão Vidotto.
Já na quinta-feira, 11, Guilherme Piei e Paulo Rogério Caetano entregaram 31 títulos de legitimação de posse aos moradores do município de Nova Campina juntamente com a prefeita do município, Jucemara Fortes do Nascimento. Na sequência foram a Iaras participar da entrega de mais 26 títulos juntamente com o prefeito do município, Marcos José Rosa, o Quinha. Este último evento também foi prestigiado pelo prefeito de Óleo, Jordão Vidotto, e demais autoridades.
Durante os eventos o diretor executivo da ITESP fez questão de reforçar a importância desta política pública para a vida das pessoas. “Sabemos da nossa missão maior que é levar qualidade de vida para os agricultores do nosso Estado. Quando falamos em título de regularização falamos em CEP, em dignidade, em sonho realizado. E é muito gratificante sabermos que a nossa administração está contribuindo para isso”, destacou.