cemasp.fw_

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – “José Gomes da Silva” – (ITESP) está vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento e atualmente é o órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do estado de São Paulo.

Todas as suas ações são pautadas pelo resgate da cidadania, uso sustentável e o Centro de Memória Agrária de São Paulo – CEMASP é um espaço cultural e socioeducativo de visitação pública e gratuita, composto por uma exposição histórica, temática e de longa duração, além de uma biblioteca especializada.

 

O CEMASP é parte integrante da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” – ITESP, entidade responsável por planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo e pelo reconhecimento das Comunidades Remanescentes de Quilombos, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – SJDC.

O projeto do CEMASP foi viabilizado por meio de um convênio firmado entre a Fundação ITESP e o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – FID, dentro do escopo do direito ao patrimônio histórico cultural e a sua preservação, vinculado a esta mesma Secretaria.

 

Missão
O Cemasp foi criado com a missão de preservar, recuperar, reconstituir, difundir e comunicar a memória histórica da regularização fundiária e da política agrária paulista, evidenciando o patrimônio material e imaterial da Fundação Itesp e dos beneficiários destas políticas públicas, entre estes as comunidades de assentamentos rurais e de remanescentes de quilombos.

Com o acesso dos diferentes públicos à exposição, busca-se o enriquecimento cultural individual e coletivo e o respeito à diversidade, agregando conhecimento acerca da realidade do campo e sua relação com a cidade, visando, sobretudo, à ampliação da cidadania.

Biblioteca Laudenor de Souza

O CEMASP também conta com uma biblioteca especializada nas temáticas agrária e fundiária, integrada ao espaço da exposição e aberta ao público. Nela, pesquisadores, professores, estudantes e visitantes em geral podem aprofundar seus conhecimentos através de uma variedade de obras – entre livros, periódicos, trabalhos acadêmicos – bem como documentos, mapas, fotografias e vídeos, disponíveis para consulta.
Telefone: (11) 3293-3392 (Sandra – Bibliotecária)

p__-2
p__-3
p__

AGENDE A SUA VISITA

Horário de funcionamento da exposição: atendimento ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

 

Preencha o formulário para fazer sua reserva de grupos.
Solicitamos que, após o envio do formulário, entre em contato conosco via telefone  (11)3293-3398 ou e-mail cemasp@itesp.sp.gov.br para a confirmação do agendamento.

 

Entrada gratuita!

ENDEREÇO

O CEMASP está localizado no distrito de Bela Vista, zona central da cidade de São Paulo. Fica próximo à estação Liberdade, da Linha 1 – Azul, do metrô, sendo facilmente acessível também pelas estações da Sé ou Anhangabaú, a pé ou de ônibus.

 

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 554 – Bela Vista, São Paulo – SP

 

Horário de funcionamento: atendimento ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Contato: Telefone (11) 3293-3398 ou pelo e-mail cemasp@itesp.sp.gov.br

Solicitação de visita educativa ao CEMASP
Solicitação de visita educativa ao CEMASP
mateuskalil@gmail.com Alternar conta
E-mail *
Nome do solicitante *
Contato (telefone e e-mail) *
Identificação profissional *
Nome da escola ou instituição a qual pertence *
Nome do responsável pela instituição *
Contato da instituição (telefone e e-mail) *
Localização (endereço, bairro, cidade, estado, CEP) *
Tipo de estabelecimento *
Obrigatória
Próxima
Limpar formulário
Nunca envie senhas pelo Formulários Google.
Este conteúdo não foi criado nem aprovado pelo Google.
sec.-rodape.fw_
logo-rodape.fw_

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 554
Bela Vista – São Paulo. CEP: 01318-000
Tel – (11) 3293-3300
+ Contatos

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar