Produtores atendidos por técnicos do Itesp de Araraquara aumentam renda com a diversificação da produção de alimentos

Em visita à região de Araraquara, em janeiro, o diretor executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, conheceu o trabalho da família Xavier, que mora no Assentamento Monte Alegre 5, em Motuca.

A família é um exemplo de prosperidade relacionada à sucessão hereditária, são três gerações que se envolvem diretamente nas atividades agrícolas do lote. Eles plantam hortaliças em ambiente protegido (estufas), frutas, com destaque para abacaxi, e recentemente introduziram a cultura da seringueira. A família tem buscado inovações e a expansão da atividade produtora do lote. Eles comercializam seus produtos nas feiras de Araraquara e Matão, nas lojas de varejo e venda direta no sítio.

“A equipe de técnicos atende e trabalha com esses produtores para que possam crescer cada vez mais. Esse é o objetivo da política pública, trazer essa independência, fortalecer a juventude para que eles continuem e possam ter uma agricultura forte para alimentar as famílias na cidade. A Fundação Itesp tem esse papel dentro do governo do Estado de São Paulo que é apoiar esses agricultores e produtores rurais”, afirmou Claudemir Peres.