Itesp inicia trabalhos de Ater na comunidade quilombola do Engenho
Em dezembro, a equipe do Grupo Técnico de Campo (GTC) de Eldorado se apresentou para as famílias da comunidade quilombola do Engenho, em Eldorado. A assessora jurídica do Movimento dos Ameaçados por Barragem (Moab)/Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras – Vale do Ribeira (Eaacone), Maria Sueli Berlanga, também estava presente. O objetivo do encontro foi iniciar os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A Fundação Itesp reconheceu a comunidade em novembro, durante a Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos (Fepaq), na capital paulista.
O coordenador da associação dos moradores, Osmar de Almeida, falou sobre a mobilização da comunidade para ser reconhecida e da expectativa para o início dos trabalhos do Itesp, que possibilitarão o acesso a várias políticas públicas.
Inicialmente serão feitos os trabalhos de base, como levantamentos, cadernetas de campo, mapas comunitários, planejamento participativo, cadastros dos benefícios sociais, cadastramento no Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo (Sicar-SP) e mapeamento de roças. Segundo o supervisor do GTC de Eldorado, Emerson Gerstemberger, diversas atividades já estão programadas para 2015.