Itesp anuncia integração de 26 famílias ao assentamento Guarany

Após um impasse de mais de 11 anos, em 25 de maio, a Fundação Itesp anunciou o reconhecimento e a incorporação de 26 famílias assentadas pelo Incra em área anteriormente destinada a reserva legal no assentamento Guarany, na divisa dos municípios de Pradópolis e Guatapará. Com esse reconhecimento, as famílias que vivem e produzem no local em lotes já demarcados passam a fazer parte oficialmente do assentamento Guarany, que passa a ter 300 lotes.
O anúncio foi feito pelo diretor executivo do Itesp, Diogo Telles. Ele informou sobre a mudança da legislação estadual sobre os assentamentos, que permitirá a titulação definitiva dos lotes. E falou sobre obras da rede de distribuição de água e melhorias nas estradas e na rede elétrica que estão sendo executadas no assentamento. Telles reafirmou o canal de diálogo, inclusive com o Incra, para buscar soluções para as demais famílias acampadas na localidade.
Representaram o Itesp no evento o coordenador regional Amarildo Fernandes, o supervisor da DAPD Ivan Cintra Lima e grande parte da equipe do Grupo Técnico de Campo de Araraquara.  Também compareceram o vice-prefeito de Pradópolis, Thiago Castro, a vereadora Márcia do Procon e assessores da deputada Márcia Lia. Representaram o assentamento o produtor rural Valdir Chagas e presidente Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Guarany (Aafagua), Laurindo Rodrigues.