Fundação Itesp busca parceria com fazenda que é referencia nacional da produção de leite

O diretor executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, recebeu na terça-feira (10), a visita do empresário Tonico Canto Porto, do Condomínio Canto Porto, de Mogi Mirim, considerado referência nacional na produção de leite. O objetivo do encontro foi aproximar o trabalho desenvolvido pelos produtores de leite dos assentamentos rurais do Estado para que sejam realizadas futuras parcerias.

O diretor executivo aproveitou para apresentar a Fundação Itesp as ações executadas nos assentamentos estaduais e demonstrar o trabalho realizado pelos produtores de leite, principalmente do Pontal do Paranapanema, maior bacia leiteira de assentamentos do Estado.

“Nosso objetivo é escolher bons produtores de leite para que eles conheçam o trabalho da Canto Porto e possam desenvolver ou utilizar das novas tecnologias para melhorar a produção e a qualidade do leite do Pontal”, explicou Claudemir.

Claudemir Peres propôs nova reunião em janeiro para que a Canto Porto possa conhecer os assentamentos do Pontal do Paranapanema e reunir-se com alguns produtores de leite. “Vamos apresentar esse trabalho que se tornou referência no país e até em outros países”, concluiu.

O condomínio rural Canto Porto é formado pelas Fazenda Santo Antônio e Fazenda São Francisco. A produção média de leite das vacas girolando é de 22 litros por dia (sem uso de ocitocina), considerada uma média excelente. Outro braço forte da Canto Porto é a comercialização de embriões de doadoras da raça Gir e Girolando.

“Utilizamos sêmen sexado dos melhores touros holandeses. Temos conseguido animais Girolando de alta produção e matrizes doadoras de alta qualidade, uma genética indispensável para aqueles que buscam alta produção leiteira”, disse Tonico.

CULTIVANDO NEGÓCIOS

O diretor executivo convidou o empresário para participar do Programa Cultivando Negócios, plataforma digital que irá facilitar o contato direto entre os pequenos produtores rurais e empresas, com o objetivo de alavancar a produção. A assinatura do decreto de lançamento do programa será realizada no dia 19 de dezembro, no Vale do Ribeira.

Acompanharam a reunião o diretor adjunto de Políticas de Desenvolvimento, Ivan Cintra Lima, o coordenador da Regional Leste, Milton Rodrigues, o gerente de Produção e Renda, Adonias Raimundo de Oliveira, os veterinários Alfredo Lima e Maurício, todos da Fundação Itesp, e os técnicos da Canto Porto, Thiago Marcantonio e Evandro Cardoso.