Extensionistas do GTC de Araras participam de cursos e palestras

Entre outubro e dezembro,extensionistas rurais do Grupo Técnico de Campo (GTC) da Fundação em Araras participaram de diversas atividades de atualização profissional,como cursos, oficinas e palestras.

O Supervisor do GTC, Ivan Cintra Lima, e os agrônomos Patrick Davies e Elaine Fernandes participaram do Encontro Regional de Uso de Agrotóxicos e Afins organizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária em Cordeirópolis.Eles ouviram uma palestra sobre o cadastro de propriedade rurais para a compra de agrotóxicos e tiraram dúvidas sobre a nova legislação.

Além de Davies, os técnicos Antônio Bragato, Nancy Queiroz e Jefferson Cantelli fizeram o cursoOutorga para Uso e Interferência nos Recursos Hídricos, no Sindicato Rural de Rio Claro, parceiro do Itesp. Os técnicos revisaram as normas que disciplinam o uso da água no meio rural (captação superficial e subterrânea) e simularam uma situação de requerimento de dispensa no Portal de Outorga Eletrônica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do Estado. Dessa forma, poderão orientar e assessorar os agricultores assentados que necessitem regularizar sua situação no que diz respeito a outorga d’água.

Davies, Cantelli e Queiroz,acompanhados dos técnicos do GTC de Sorocaba Edevando Rua e Cássia Franco, participaram de dois cursos promovidos pela Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna. Ambas as capacitações fazem parte de um projeto de transição agro ecológica coordenado pela Rede de Agro ecologia do Leste Paulista, articulação que reúne pesquisadores, estudantes,extensionistas, agricultores e representantes de organizações sociais da região.

Em Mogi Mirim, a agrônoma Elaine Fernandes participou de um ciclo de palestras sobre rastreabilidade e rotulagem de frutas, verduras e legumes. A rastreabilidade, que demanda novos procedimentos dos agricultores familiares, permitirá acompanhar a movimentação dos produtos agrícola são longo da cadeia produtiva e comercial. Os extensionistas do Itesp trabalham para esclarecer dúvidas e apoiar os assentados que necessitem se regularizar.