Parcerias levam capacitações aos assentamentos atendidos pelo Itesp de Araraquara

Parceria entre a Fundação Itesp e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) possibilitaram capacitações em diversas atividades nos assentamentos atendidos pela Fundação Itesp de Araraquara. Estas atividades foram viabilizadas por meio dos Sindicatos Rurais de Araraquara, Ribeirão Preto e Luís Antônio.

Até o momento, foram realizadas cerca de 20 atividades, dentre elas programas de capacitação contínuos que visam a contribuir com a profissionalização dos beneficiários em atividades nas quais possuem aptidão, trabalhos voltados a disseminação de técnicas de produção sustentáveis e atividades voltadas à questão ambiental, como o programa Florestamento, que está sendo desenvolvido no Assentamento Guarany.

De forma geral, busca-se incentivar a participação em capacitações sobre olericultura e fruticultura, com foco na produção e comercialização de alimentos e na geração de renda e segurança alimentar e da diversificação da produção. Também são estimuladas as capacitações em processamento artesanal de leite, de carne suína, pães, doces, produção de melado e rapadura visando, num primeiro momento, a difusão de técnicas para produção e consumo familiar, mas fomentando a longo prazo a profissionalização e comercialização dos produtos. Artesanatos, com foco em atividades ocupacionais e de comercialização, também foram demandados.

Nas áreas de sustentabilidade e ambiental, foram realizadas atividades como produção orgânica, controles alternativos de pragas, capacitação em apicultura e meliponicultura, acompanhadas de atividades de conscientização sobre flora apícola e orientação da manutenção da atividade das abelhas nas áreas, além do programa Florestamento, que tem como principal objetivo a recuperação ambiental de áreas degradadas.