Parceria entre Itesp e Defensoria Pública da União beneficia produtores rurais paulistas

A Fundação Itesp e a Defensoria Pública da União (DPU) firmaram um compromisso de colaboração para a prestação da assistência jurídica gratuita e integral em prol da população necessitada dos assentamentos rurais e das comunidades quilombolas do Estado de São Paulo. Por meio dessa cooperação, o Projeto DPU para Todos será estendido às comunidades rurais atendidas pelo Itesp. O planejamento das ações será feito em conjunto e o Itesp apoiará sua execução pela DPU. A parceria tem a duração inicial de 2 anos e não prevê transferência de recursos entre as instituições.

Antes mesmo da assinatura do acordo, no início de abril, um defensor público esteve em Mirante do Paranapanema, onde atendeu cerca de 50 pessoas em 5 dias. Os atendimentos foram realizados no assentamento Haroldina e no Rotary Club do município. Estre as demandas estiveram pedidos de aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, além de questões administrativas relativas a moradores de assentamentos federais.

O Grupo Técnico de Campo da Diretoria Adjunta de Políticas de Desenvolvimento do Itesp em Mirante do Paranapanema, supervisionado por Paulo Sérgio Rodrigues, empenhou-se para que os atendimentos fossem realizados da melhor forma possível. A assistente social Lourdes Azedo acompanhou esses trabalhos, de grande importância para os produtores rurais.