Fundação Itesp participa de evento do Governo de SP em Barretos

A cidade de Barretos recebeu na sexta-feira (15), na avenida Centenário da Abolição, 1.500, em frente ao Fórum da Região dos Lagos, a edição do Retoma SP e Cidadania em Movimento, ação do Governo do Estado de São Paulo realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria da Justiça e Cidadania. O evento teve a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, de vários secretários e do diretor executivo da Fundação Itesp, Diogo Telles.

A Fundação Itesp montou um estande que teve um plantão de informações sobre os trabalhos de regularização fundiária rural e urbana que a instituição realiza em todo o Estado de São Paulo e que já entregou mais de 46 mil títulos e de informações sobre as ações no campo com assistência técnica e extensão rural para 140 assentamentos rurais e 36 comunidades quilombolas.

A Diretoria de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional da Fundação Itesp ainda distribuiu 500 mudas para os presentes e fez palestras com orientações sobre PANC’s – Plantas Alimentícias Não Convencionais. O palestrante será o analista do Itesp, Marcelo Bento.

Retoma SP e Cidadania em Movimento

A ação reuniu atividades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), de programas da SJC, do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), da Fundação Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), todos vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Foram fornecidos serviços como a emissão de documentos,  2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; emissão de RG para menores de 18 anos e brasileiros; orientação de 1ª via de Carteira de Trabalho e Previdência Social – Digital; Emissão de 2ª via de Carteira de Trabalho e Previdência Social.Os munícipes contarão com cadastro para vagas de emprego, orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI), acesso ao microcrédito pelo Banco do Povo Paulista, atendimento jurídico e muito mais.

Na área da saúde, medição de pressão arterial, exames preventivos de câncer bucal, orientação nutricional, carreta da mamografia e carreta do Papanicolau. Além de teste de paternidade, o DNA, gratuito e destinado às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência.