São Paulo, 20 de Outubro de 2021
     Webmail    

Serviços

Regularização Fundiária

Trabalhos técnicos e jurídicos que visam identificar áreas passíveis de regularização fundiária. Esses serviços são executados com o Programa Minha Terra.

O Programa Minha Terra é um projeto social do Governo do Estado de São Paulo executado pela Fundação Itesp. é voltado a pequenos posseiros da cidade ou do campo que, devido à insegurança dominial sobre os imóveis que ocupam, convivem com conflitos pelo uso e posse da terra e com sérios obstáculos para o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

O programa visa identificar áreas passíveis de regularização fundiária e outorgar títulos de propriedade nesses locais conforme a legislação vigente.
Essas ações serão feitas por meio de trabalhos técnicos e jurídicos de uma equipe multidisciplinar, formada por advogados, engenheiros agrimensores e cartógrafos, técnicos em agrimensura, cadistas, cadastradores e pessoal de apoio técnico e operacional.

Na implementação do programa, a Fundação Itesp utiliza-se de sua moderna estrutura operacional para analisar a situação dominial das terras e buscar o apoio de parceiros, como a Procuradoria Geral do Estado, Secretarias de Estado, Ministério Público Estadual, Prefeituras e outros.
A ênfase é para uma atuação harmônica entre todas as instituições participantes, de modo que seja possível a transferência de conhecimentos técnicos aos municípios envolvidos.

Com treinamentos específicos, as administrações municipais poderão executar rotineiramente a atualização da suas bases cadastrais, diminuindo custos, ampliando receitas e evitando gastos desnecessários com novos contratos de execução.

Cadastro Multifinalitário

Procedimentos técnicos de uso múltiplo, de forma a integrar dados variados como de logradouros, de infraestrutura urbana e fiscal, proporcionando uma justa tributação, sem aumento de impostos.


Mapoteca

Importante acervo analógico e digital de mapas diversos para subsidiar estudos técnicos.


Projeto SIRGAS - Sistema de Referência de Geocêntrico para as Américas (IBGE)

Compatibilizar os Sistemas geodésicos utilizados pelos países da América do Sul, promovendo a definição e estabelecimento de um referencial único com precisão compatível com a tecnologia atual de posicionamento.

Veja aqui as monografias dos marcos para a Rede GPS Itesp (27 vértices)


Rede de Monitoramento Contínuo (RMC Itesp)

Trata-se de um Sistema composto por 22 antenas que permanecerão rastreando sinais de Satélites GPS (Global Positioning System) 24 horas por dia, 365 dias por ano, espalhadas estrategicamente em todo Estado, proporcionando alcance máximo de 100 km de qualquer Estação RMC Itesp.


Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva"
Todos os direitos reservados © 2007
Este sítio é melhor visualizado com Mozilla Firefox, resolução 800x600